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Programas Educativos e² Young Engineers Portugal

Big Builders

 

Dedicado a crianças em idade pré-escolar, este programa introduz conceitos científicos através da aprendizagem experimental prática.

 

Conectando aprendizagem e diversão numa idade tão jovem, preparamos os participantes para o sucesso futuro na aprendizagem e na capacidade criativa.

Os Big Builders constroem modelos 3D usando peças flexíveis K’nex® e kits completos com ferramentas de construção e peças criadas exclusivamente por Young Engineers. Estas atividades irão gradualmente desafiá-los, de modo a desenvolver as suas motricidades fina e grossa e expô-los à terminologia da engenharia. Além disso, os alunos familiarizam-se com conceitos simples sobre o reino animal, princípios gerais da ciência e dos seus ambientes quotidianos. Por fim, através de tarefas em grupo, irão crescer na sua capacidade de relacionamento interpessoal e ganharão ainda confiança na sua própria capacidade de descobrir e inventar.

Knex program

Idades: 3-6 (Pré-Escolar)

Duração Média da Aula: 45 minutos

Objetivos secundários de BIG BUILDERS:

  • Aumentar o conhecimento sobre o mundo e o meio ambiente;
  • Melhorar o sentido de comunidade e os sentimentos de pertença;
  • Incentivar o pensamento independente e criativo;
  • Desenvolver o sentido de eficácia e a capacidade de resolução de problemas;
  • Impulsionar o desenvolvimento de equipas, a cooperação e as competências de jogo em grupo.

Temas dos modelos construídos em BIG BUILDERS:

  • Formas geométricas básicas;
  • Animais;
  • Sistema solar;
  • No parque de diversões;
  • Transportes;
  • Aeronaves.

Bricks Challenge 

 

Usando histórias e demonstrações simples para despertar a imaginação e o pensamento crítico, Bricks Challenge é o programa mais popular de Young Engineers. Através do uso de blocos de construção LEGO® em conjunto com outras ferramentas e peças mecânicas, inspiramos os jovens participantes enquanto lhes ensinamos princípios teóricos e práticos de ciência, tecnologia, engenharia mecânica e matemática (STEM). Além disso, os alunos desenvolvem as suas competências para a aprendizagem independente e melhoram as suas habilidades de construção.

O programa inicia os alunos nas leis básicas da física e nas equações matemáticas necessárias aos cálculos científicos dessas leis. Uma breve mas concisa explicação teórica é seguida de uma aplicação prática através de construção. Os participantes no programa Bricks Challenge trabalham com kits exclusivos de blocos LEGO® e através do desafio construtivo de um modelo pormenorizado e crescentemente complexo, cada lição inspira-os a criar e aprender de forma divertida.

Idades: 6-10

Duração Média da Aula: 75 minutos

Objectivos secundários de BRICKS CHALLENGE:young engineers conveyer

  • Fomentar o planeamento e competências de gestão de tempo;
  • Incentivar o pensamento criativo e independente;
  • Desenvolver a capacidade de analisar processos de engenharia;
  • Ampliar o conhecimento das leis da física e de vários fenómenos naturais;
  • Melhorar o reconhecimento espacial;
  • Cultivar o sentido de auto-eficácia;
  • Expandir as competências de comunicação interpessoal.

Temas dos modelos construídos em BRICKS CHALLENGE:

  • No parque de diversões;
  • Aeronaves;
  • Máquinas de transporte;
  • Guindastes;
  • Elevadores;
  • Maquinaria moderna.

Galileo Technic

Os participantes no Programa Galileo Technic vivem uma experiência prática que ajudará a sua preparação para o futuro do trabalho no século XXI. São ensinados a usar o pensamento sistémico de engenharia de nível especializado, empregando a matemática e a física para resolver problemas e criar máquinas eficientes. Usando essa perspectiva mais profissional da engenharia, os alunos aprendem a focar-se na identificação de soluções adequadas para um determinado problema. Além disso, uma vez que trabalham em grupo, o teambuilding é trabalhado em cada aula.

Galileo Technic fornece um nível avançado de estudo temático, implementando princípios de engenharia mecânica através da construção de modelos LEGO®. Ao analisar os aspectos físicos, matemáticos e técnicos da operação de uma máquina, os participantes deste programa implementam o método mais eficiente para a sua construção. Os alunos estudam um determinado tópico; exploram-no de diferentes ângulos e contextos enquanto integram os processos fundamentais frequentemente aplicados na engenharia. Terminarão o Programa Galileo Technic com competências incríveis nas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia Mecânica e Matemática (STEM).

Idades 9-13Young Engineers LEGO Kit

Duração Média da Aula: 75 minutos

Objetivos secundários de GALILEO TECHNIC:

  • Incentivar o pensamento autónomo e criativo;
  • Desenvolver a capacidade de analisar e implementar processos de engenharia;
  • Expandir as capacidades de resolução de problemas;
  • Conhecimento geral das leis da física e de vários fenómenos naturais;
  • Progredir no sentido de eficácia e gestão de tempo;
  • Melhorar as competências de relação interpessoal e trabalho em equipa.

Temas dos modelos construídos em GALILEO TECHNIC:

  • Vários lançadores;
  • Equipamento de construção;
  • Equipamento industrial;
  • No parque de diversões;
  • Animais;
  • Vários mecanismos utilizados nos veículos a motor;
  • Máquinas complexas.

Robo Bricks

Usando componentes LEGO® e software de programação gráfica LEGO® WeDo 2.0 para construir robôs, o programa Robo Bricks é uma iniciação à engenharia de software e ensina tecnologia, empreendedorismo e matemática (STEM). Durante cada lição, os alunos montarão um robô que irá cumprir uma determinada tarefa. Construir esse robô irá desenvolver a capacidade de cada aluno para criar algoritmos e para implementar o código computado.

A maioria dos programas de informática e engenharia de software do mundo real ocorre em inglês. Por isso ensinamos os nossos alunos a usar termos de inglês profissional, ajudando-os a desenvolver a sua componente técnica.

Cada aluno de Robo Bricks irá desenvolver um projeto de software e engenharia mecânica. Os alunos serão avaliados por potenciais “investidores” depois de apresentar as suas propostas de projetos. Este programa faculta aos seus participantes a possibilidade de desenvolver muitas competências profissionais importantes, que esperamos que possam mais tarde servir as suas carreiras.

Idades 11-13

Duração Média da Aula: 90 minutos

Objetivos secundários de ROBO BRICKS:

  • Introduzir o pensamento algorítmico;
  • Aprender a terminologia de engenharia de software em inglês;
  • Incentivar o pensamento processual;
  • Gestão do tempo e a apresentação do projeto final num prazo determinado;
  • Melhorar as capacidades de apresentação;
  • Trabalhar eficientemente em equipa;
  • Familiarização com a computação e sistemas de informação;
  • Desenvolvimento da literacia digital e de conteúdos media;
  • Progredir no pensamento crítico e criativo.

Temas dos modelos construídos em ROBO BRICKS:

  • Gadgets e jogos;
  • Robôs modernos que executam tarefas específicas.

Robotics 

 

Robotics é, na prática, um programa de engenharia robótica e de software (R&SE) que se focaliza em explorar o mundo da robótica a partir de uma perspectiva de engenharia profissional. Com ênfase especial nas soluções de programação, promove a criação de robôs sofisticados e precisos, incentivando uma aprendizagem abrangente de ciência, tecnologia, engenharia mecânica e de software e matemática (STEM).

Procurando proporcionar uma simulação real dos complexos desafios de engenharia que existem na indústria, o programa Robotics privilegia o trabalho em equipa e o esforço colaborativo. É modelado segundo os currículos de engenharia universitária para preparar os estudantes para o mundo industrial. Os participantes abordam desafios de engenharia similares aos cursos universitários e resolvem-nos usando a programação gráfica EV3 da LEGO®.

Idades 13-15

Duração Média da Aula: 90 minutos

Objetivos secundários de ROBOTICS

  • Melhorar o pensamento processual, lógico e algorítmico;
  • Avançar nas capacidades de engenharia de programas;
  • Resolver desafios complexos de engenharia usando soluções mecânicas e de programação em conjunto;
  • Fomentar competências para a solução de problemas de otimização de programas e mecânicos;
  • Desenvolver o processamento matemático;
  • Melhorar as capacidades de gestão de tempo e de formação;
  • Expandir o pensamento crítico e criativo;
  • Progredir na literacia de conteúdos media e de computação;

Temas dos modelos construídos em ROBOTICS:

  • Equipamento pesado de construção;
  • Veículos
  • Robôs para realizar missões complexas;
  • Gadgets e jogos.

Avaliação Estatística

Como resultado de testes extensos, provou-se estatisticamente que as crianças envolvidas nos programas educativos de e² Young Engineers alcançaram melhores níveis nas disciplinas científicas dadas na escola.

Os testes também provaram que os estudantes iniciados nos programas de e² Young Engineers durante o primeiro ciclo, atingem níveis de conhecimento matemático que lhes permitem brilhar quando enfrentam o complexo curricula das disciplinas científicas nos ciclos seguintes e no ensino secundário.

Aceda ao Relatório Estatístico (inglês)

Estes testes foram conduzidos por

Center for Cooperation and Advancement (CCA)